Logo PlanAPP
Logo PlanAPP
Home // Estudo das megatendências em Portugal
Estudo das megatendências em Portugal

Sinopse

O estudo das megatendências representa o primeiro exercício colaborativo do RePLAN – Rede de Serviços de Planeamento e Prospetiva da Administração Pública, consagrado à aplicação prática do pensamento de longo prazo através de metodologias de prospetiva estratégica.

Das várias atividades envolvidas no projeto destacam-se: a) a revisão da literatura e análise da informação, com o objetivo de sistematizar e harmonizar a informação para os próximos passos do projeto; b) a realização de workshops, seminários e outras atividades participativas dentro de RePLAN com o objetivo de identificar, avaliar, aprofundar, disseminar as megatendências e os seus impactos para Portugal; c) a auscultação dos peritos e sociedade civil; d) e a elaboração do relatório das megatendências e dos possíveis impactos futuros para Portugal, em colaboração com as entidades da RePLAN pertencentes a equipa multissetorial de prospetiva.

Objetivos

  • Identificar e monitorizar de forma regular um conjunto de megatendências relevantes para o futuro de Portugal, analisando os potenciais impactos a nível nacional.
  • Disseminar e partilhar os resultados e os conhecimentos de prospetiva com as organizações da administração pública, promovendo a apropriação dos conceitos e dos resultados do exercício.
  • Dotar as organizações da administração pública de elementos para reflexão e tomada de decisão estratégica de longo prazo.
  • Robustecer o trabalho em rede no âmbito da RePLAN.

Duração

O projeto tem uma duração de dois anos (2023-2024). Os resultados finais (as megatendências e as restantes forças de mudança) serão atualizados de cinco em cinco anos.

Loading...