O Fórum Consultivo da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza (ENCP) reuniu-se pela terceira vez no dia 25 de março de 2025, em Lisboa. Estiveram presentes organizações do setor social e da sociedade civil, parceiros sociais e diversas personalidades reconhecidas pelo seu trabalho no combate à pobreza.
Nesta reunião, fez-se o balanço das principais atividades desenvolvidas em 2024 e refletiu-se sobre a programação das iniciativas previstas para 2025, com a participação ativa dos membros do Fórum. Entre as ações planeadas, destacam-se:
- a contribuição para o 2º Relatório de Progresso do Plano de Ação da ENCP;
- os Fóruns Participativos Temáticos, dinamizados por várias entidades do grupo e abertos à sociedade civil, para debater temas como os impactos da digitalização dos serviços públicos, a descentralização de competências de ação social para as autarquias, ou as oportunidades na economia circular e no mercado social de emprego;
- as sessões com pessoas em situação de pobreza, que visam integrar as suas experiências no acompanhamento da Estratégia, enquanto destinatárias das políticas públicas.
Foi ainda apresentado e debatido o estudo “Construção Participativa da Teoria da Mudança da ENCP”, desenvolvido pelo CoLABOR. Em fase de conclusão, este estudo pretende melhorar o sistema de monitorização e apoiar a elaboração do novo Plano de Ação da ENCP, que entrará em vigor em 2025 com o início da avaliação intermédia da Estratégia e do Plano de Ação 2022-2025.
O PLANAPP presta apoio técnico (conheça o projeto) no acompanhamento dos Planos de Ação da Estratégia, em conjunto com o Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP/MTSSS), e em estreita articulação com a estrutura de coordenação da ENCP.