No âmbito da atividade Equipa Multissetorial de Avaliação (EMA) da REPLAN – Rede de Serviços de Planeamento e Prospetiva da Administração Pública, coordenada pelo PLANAPP, Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) e Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C), estão a ser dados os primeiros passos para a criação de uma Agenda Nacional de Avaliação (ANAV) com base num roteiro aprovado na VII Sessão Plenária da REPLAN, no passado dia 9 de abril.
A ANAV pretende reforçar a cultura de avaliação na Administração Pública, contribuindo para fomentar a utilização de evidências no ciclo das políticas públicas e dar maior visibilidade ao conhecimento produzido pelas avaliações.
As etapas de construção desta agenda plurianual serão testadas mediante um projeto-piloto coordenado pelo PLANAPP, centrado na área governativa do Ministério da Educação, Ciência e Inovação e tendo como ponto focal a Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC) e a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), membros da REPLAN. Este piloto é fundamental para avançar, nos próximos anos, com a implementação mais transversal da agenda.