Home // PlanAPP lança pontes entre investigadores e decisores políticos
PlanAPP lança pontes entre investigadores e decisores políticos
10 Fev 23 —

Decorreu no passado dia 3 de fevereiro o primeiro workshop de capacitação “Ciência e Política Pública: Como construir pontes entre investigadores e decisores políticos?”, uma iniciativa integrada na “Agenda com a ciência” do PlanAPP.

Esta Agenda está alinhada com a estratégia do Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia que tem como objetivo sensibilizar e capacitar a comunidade científica para a produção de conhecimento de apoio à decisão em Política Pública, aproximando ambas as comunidades.

O workshop decorreu no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, tendo sido coorganizado pelo PlanAPP e pelo Laboratório Associado TERRA, e contou com a participação de 14 investigadores, doutorandos e docentes do LEAF – Linking Lanscape, Environment, Agricultura and Food e do CEF – Centro de Estudos Florestais.

Este foi o primeiro de nove workshops já agendados, resultantes da manifestação de interesse por mais de 30 entidades que resultou da ação de divulgação realizada, demonstrando assim a boa recetividade que esta medida teve junto da comunidade científica.

O Projeto dos Workshops “Ciência e Política Pública” entrou assim na sua segunda fase, que consiste na realização de eventos multiplicadores da capacitação dos agentes facilitadores; tendo a primeira fase consistido na capacitação dos técnicos do PlanAPP junto do JRC. Por fim, na sua última fase, pretende-se a criação de uma comunidade de prática “Ciência para as Políticas Públicas” que partilhará experiências, desafios e obstáculos, e cujos inputs e respetiva análise servirão para enformar a sistematização de propostas concretas para a institucionalização da relação entre as comunidades científica e de Política Pública.

Loading...