Home // Evento discute a sustentabilidade na gestão do Solo e da Água
Evento discute a sustentabilidade na gestão do Solo e da Água
05 Dez 23 —

Realiza-se já no próximo dia 14 de dezembro o Evento Agenda Solo, no INIAV em Oeiras, entre as 10h e as 16h30, promovido pelo Laboratório Associado CHANGE (Instituto para as Alterações Globais e Sustentabilidade), e coorganizado com o PlanAPP (Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública), o INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P.) e a DGADR (Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural).

Assinalando o Dia Mundial do Solo, o evento alinha com a Missão Solo do Horizonte Europa, vindo contribuir para a convergência de políticas nacionais com as orientações da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu. Este encontro representa uma oportunidade privilegiada para debater a importância de uma gestão adequada e adaptativa do Solo e da Água, e da relação entre Solo e Água, para os objetivos de sustentabilidade, juntando investigadores, técnicos, gestores e decisores políticos. Reforçará, ainda, o conhecimento sobre métodos de regeneração do solo e o impacto na infiltração de água.

Gonçalo Rodrigues, Secretário de Estado da Agricultura, abrirá o evento, seguido de Luis Sanchez-Alvarez, da Missão Solo, DG-Agri, Comissão Europeia. A sessão final contará com intervenções de Eduardo Diniz, Diretor-Geral do GPP e com Rui Inácio, Subdiretor-Geral do PlanAPP, que encerra o evento. A apresentação keynote, sobre o Nexus Solo e Água, é de Martin Kováč, ex-Secretário de Estado do Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural da Eslováquia.

O segundo painel debruça-se sobre o tema Solo e Exploração Agrícola, com uma intervenção de Nuno Marques (Herdade da Parreira / BOVICER). O terceiro painel tem como tema Solo e Perspetiva Regionais, apresentado por José Paulo Sousa, (CFE, Universidade de Coimbra). Haverá ainda um quarto painel sobre a Missão Solo e implementação em Portugal, com a participação de Carlos Guerra (coordenador do Projeto Solo – Horizonte Europa), seguida da apresentação do Projeto Solo e Água 2030, por Filipa Vala (PlanAPP) e Teresa Pinto Correia (Laboratório Associado CHANGE).

O evento marca o lançamento do projeto Solo e Água 2030 – Antecipar Estratégias Integradoras para Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas nos Recursos Água e Solo. Iniciado em outubro de 2023, este projeto tem a ambição de construir propostas de objetivos e metas concretas de política pública para linhas de mitigação e adaptação dos recursos Solo e Água, através de metodologias de co-construção entre a academia, a Administração Pública, a sociedade civil e o setor privado, e numa perspetiva de convergência com as orientações europeias.

PROGRAMA DO EVENTO

Entrada livre, sujeita a inscrição – até 7 de dezembro. 

 

Cofinanciamento

Loading...