No passado dia 15 de outubro, a Equipa Multissetorial de Monitorização (EMM) da REPLAN – Rede de Serviços de Planeamento e Prospetiva da Administração Pública, em colaboração com o INE, promoveu, na Biblioteca do MTSSS, em Lisboa, uma sessão dedicada ao acesso a microdados.
A iniciativa agregou entidades com experiência no acesso e tratamento de microdados e foi estruturada em duas partes: 1) condições de acesso a microdados e 2) apresentação de uma fonte estatística como boa prática.
Esta primeira iniciativa da Equipa permitiu refletir sobre os processos e requisitos associados ao acesso aos microdados por parte de entidades da Administração Pública que são responsáveis pelo Planeamento e Avaliação de Políticas Públicas, por outro lado, constituiu-se como um fórum de partilha dos desafios que as entidades enfrentam para acederem a este tipo de informação.
A EMM tem como objetivo elaborar um relatório com recomendações sobre este tema na medida em que as funções de planeamento, monitorização e avaliação de políticas públicas dependem de evidências e os microdados são elementos-chave dessas evidências.

