Esta formação teve como destinatários os técnicos do PLANAPP e de 10 outras entidades que fazem parte da REPLAN – Rede de Serviços de Planeamento e Prospetiva da Administração Pública, tendo sido lecionada pelo Professor Doutor Paulo Soeiro de Carvalho, especialista em Prospetiva/Foresight, Estratégia e Inovação.
Teve como objetivo global proporcionar o conhecimento de instrumentos, ferramentas e metodologias de Prospetiva Estratégica que possam tornar o processo subjacente à tomada de decisão mais ágil, eficaz e abrangente, num contexto de elevada incerteza. Esta formação teve igualmente uma vertente prática, baseada na combinação de ferramentas de Horizon/ Environmental Scanning, Análise de Tendências/ Megatendências, Sinais Fracos, Incertezas, Planeamento por Cenários e Estratégia e Inovação.
Promover a capacitação, a partilha de conhecimentos e a literacia em prospetiva é uma prioridade do PLANAPP e constitui um dos principais objetivo da REPLAN.
Nesta primeira formação em prospetiva estiveram representados os seguintes membros da REPLAN: Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional; Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna; Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério das Finanças; Secretaria-Geral da Economia e do Mar; Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia e do Mar; Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente e Ação Climática; Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P.; Direção-Geral do Território; Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I. P.; Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral do Ministério da Agricultura e da Alimentação; e PLANAPP – Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública.