Logo PLANAPP
Logo PLANAPP
Home // Lançamento do projeto “Portugal 2050: Cenários e Visão”
Lançamento do projeto “Portugal 2050: Cenários e Visão”
31 Out 25 —
No passado dia 23 de outubro teve lugar no Teatro Thalia, em Lisboa, o evento de lançamento do projeto Portugal 2050: Cenários e Visão.

Organizado pela Equipa Multissetorial de Prospetiva da REPLAN – Rede de Serviços de Planeamento e Prospetiva da Administração Pública, o evento teve como propósito apresentar o projeto, promovendo uma reflexão ampla sobre o futuro de Portugal e as suas opções estratégicas, através do envolvimento de diversos atores na definição de ambições e na construção de cenários para o país no horizonte de 2050. Em grande medida, este projeto é consequência e prolongamento de um projeto anterior, Estudo das megatendências em Portugal de que resultou o relatório “Megatendências 2050. O Mundo em Mudança: Impactos em Portugal“.

Ao longo do dia, os convidados puderam ver a exposição dos materiais e conhecer os resultados de um exercício de prospetiva colaborativa que envolveu estudantes de vários estabelecimentos de ensino secundário e superior.

A abertura do Encontro coube a Pedro Saraiva, Diretor do PLANAPP, e, por inerência, Presidente da REPLAN. Seguiu-se a apresentação do projeto PORTUGAL 2050: Cenários e Visão, conduzida por Francisco Furtado, Chefe da Equipa Multidisciplinar de Prospetiva e Planeamento do PLANAPP, que enquadrou a iniciativa no contexto do planeamento estratégico e das políticas públicas em Portugal. A sessão prosseguiu com uma intervenção a cargo da With Company, responsável pela apresentação do Projeto de Prospetiva Colaborativa, o qual propõe uma abordagem inovadora, centrada na valorização da participação e da inteligência coletiva como pilares fundamentais na construção de visões sobre o futuro.

O painel “Que ambições para Portugal em 2050?”, moderado por Ana Baltazar, Subdiretora da Direção-Geral da Política de Defesa Nacional e Coordenadora da Equipa Multissetorial de Prospetiva da REPLAN, contou com intervenções de Ana Fontoura Gouveia, Diretora de Sustentabilidade do Banco de Portugal, Catarina Grilo, Diretora de Conservação e Políticas da WWF Portugal, José Manuel Félix Ribeiro, ex-responsável pela prospetiva no DPP, docente e investigador do IPRI –Nova, FCSH, IDN, e Ricardo Borges de Castro, Conselheiro do European Policy Centre.

O evento reuniu cerca de 80 participantes de 37 organismos da Administração Pública, que puderam partilhar reflexões e colocar questões diretamente ao painel de peritos, promovendo um debate plural e enriquecedor.

Para concluir a sessão da manhã, Gabriel Osório de Barros, Subdiretor do PLANAPP,  apresentou uma síntese das principais ideias e contributos partilhados,  antecipando a sua ligação com os trabalhos a realizar no Workshop, durante a tarde.

O workshop envolveu 34 participantes em exercícios exploratórios, com contributos para a construção de cenários que permitem antecipar diferentes futuros possíveis para Portugal em 2050.

A intervenção final, a encerrar o Workshop e do dia de trabalho, foi da responsabilidade de Susana Escária, Chefe do Gabinete de Prospetiva e Planeamento da Agência para o Clima e Coordenadora da Equipa Multissetorial de Prospetiva da REPLAN, que salientou a importância de pensar o futuro com uma abordagem estruturada e de longo prazo, especialmente num contexto global marcado pela incerteza.

O projeto “Portugal 2050: Cenários e Visão” é um projeto de prospetiva da REPLAN, que tem como objetivo principal a construção de uma visão estratégica de longo prazo para o país. Conheça os resultados dos processos participativos aqui.
 

 
Loading...