Logo PlanAPP
Logo PlanAPP
Home // Brainstormings no Norte para imaginar 2050
Brainstormings no Norte para imaginar 2050
05 Abr 23 —

O projeto Lab 2050 continua a realizar as suas sessões de brainstorming com o objetivo de cocriar uma visão coletiva do país que desejamos para o ano 2050.  

Exemplo disso foram as três atividades realizadas no Norte do país, de 31 de março a 2 de abril.  

Duas destas sessões, realizadas em Guimarães, inseriram-se na iniciativa “Cenários”, que o Teatro Nacional D. Maria II está a levar a cabo no âmbito do programa Odisseia Nacional, de que o Lab2050 é parceiro. 

“Cenários” resulta de uma parceria com a iniciativa pública Portugal Inovação Social; A Oficina, entidade gestora dos equipamentos culturais do município de Guimarães; e o projeto Lab 2050 do PlanAPP. 

A primeira destas sessões, que teve lugar a 31 de março, reuniu 47 estudantes do terceiro ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário oriundos dos 21 municípios que, na região Norte, se associaram à Odisseia Nacional. 

A segunda, a 1 de abril, reuniu 20 profissionais da área da Cultura e do Empreendedorismo Social, tendo contado com a colaboração da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social-EMPIS. 

A terceira sessão de brainstorming teve um carácter distinto e realizou-se no âmbito de uma colaboração com a Universidade de Manchester. Os participantes desta atividade foram um grupo de 71 estudantes universitários de 17 nacionalidades e teve lugar no Centro de Alto Rendimento do Pocinho, em Vila Nova de Foz Côa, a 2 de abril.  

Inserida na Environment & Development Fieldtrip que a School of Environment, Education and Development da Universidade de Manchester organizou como etapa final do seu curso de Planeamento e Gestão Ambiental; a sessão terminou com um exercício de implementação da visão produzida para 2050 na Área Metropolitana do Porto e região do Douro, escolhidas como tema central para este curso. 

 

Financiamento

Loading...