Decorreu nos dias 8 e 9 de maio, no ‘Harpa Concert Hall and Conference Center’, em Reiquiavique (Islândia), a terceira edição do Wellbeing Economy Forum. Pela primeira vez, o PLANAPP esteve presente, representado por Pedro Saraiva, Diretor, Gabriel Osório de Barros, Subdiretor, e André Ferreira, da Equipa Multidisciplinar de Gestão Institucional e de Projetos Internos (EMGIPI).
O Wellbeing Economy Forum é promovido pela Icelandic Directorate of Health, com o apoio do programa de saúde da União Europeia, no âmbito do ‘Joint Action Prevent Non-Communicable Diseases’ (JA PreventNCD).
À semelhança de edições anteriores, o encontro de 2025 juntou líderes políticos, decisores públicos, académicos, representantes de empresas, autoridades locais, instituições e think tanks para debater desafios e oportunidades no desenvolvimento de uma economia do bem-estar e aprofundar os seus princípios orientadores.
Através do envolvimento de diferentes stakeholders, este fórum pretende ser um espaço aberto à diversidade de perspetivas, promovendo a construção de um compromisso conjunto por modelos de bem-estar sustentáveis, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e orientados para estratégias e políticas coordenadas com uma visão de médio e longo prazo.
Entre os temas em destaque estiveram a competitividade e o crescimento económico, a saúde mental, a inclusão dos jovens, as adaptações ao envelhecimento da população e o desenvolvimento de regiões desfavorecidas. Num contexto global desafiante, a economia do bem-estar foi apresentada como uma resposta estruturada por parte dos Estados, com potencial para moldar políticas públicas no período pós-Agenda 2030, assegurando a continuidade dos princípios dos ODS.
O fórum insere-se num movimento internacional crescente, onde países como Escócia, Nova Zelândia, Islândia, País de Gales, Finlândia e Canadá têm adotado métricas de bem-estar na formulação de políticas, no quadro da parceria Wellbeing Economy Governments (WEGo).