Direção
Compete ao diretor do PlanAPP:
- Dirigir, orientar e coordenar os serviços do PlanAPP;
- Informar e prestar contas da atividade do PlanAPP ao membro do Governo responsável pela sua direção;
- Proceder à criação de equipas multidisciplinares, identificar a missão a prosseguir por cada uma delas e designar os respetivos chefes de equipa;
- Avaliar o desempenho profissional dos consultores, dos técnicos superiores e demais trabalhadores do PlanAPP;
- Exercer o poder disciplinar relativamente aos consultores, técnicos superiores e demais trabalhadores do PlanAPP;
- Representar o PlanAPP junto de outros serviços e de entidades nacionais, internacionais e estrangeiras;
- Assegurar a coordenação da REPLAN;
- Constituir, em articulação com os dirigentes dos serviços setoriais de planeamento, equipas multissetoriais para acompanhamento de projetos que envolvam matérias de várias áreas governativas, designadamente por solicitação de qualquer dos elementos da REPLAN.
- Exercer as demais competências que lhe sejam conferidas por lei, por regulamento ou que nele sejam delegadas ou subdelegadas.

Paulo Areosa Feio
Diretor
Nota biográfica
Licenciado em Geografia (1990) e mestre em Geografia Humana e Planeamento Regional (1995) pela Universidade de Lisboa. Frequentou com aprovação o Curso Avançado em Gestão Pública do Instituto Nacional de Administração (2011), bem como seminários de especialização em avaliação de políticas públicas.
Desempenha, desde fevereiro de 2015, o cargo de Conselheiro Técnico na Delegação de Portugal junto da OCDE, tendo acompanhado as áreas de Emprego, Trabalho e Assuntos Sociais, Governança Pública, Política Regulatória, Políticas de Desenvolvimento Regional, Migrações, Alterações Climáticas, Ambiente e Saúde, bem como a Agência Internacional de Energia, a Agência de Energia Nuclear e o Fórum Internacional de Transportes. Entre 2008 e 2013, foi Coordenador do Observatório do QREN, sendo responsável pela coordenação técnica da aplicação dos Fundos Estruturais e de Coesão em Portugal. Anteriormente (2001 -2008) havia sido Chefe de Projeto do Observatório do QCA III, responsável pela coordenação da avaliação dos programas operacionais, e com participação relevante na programação do Quadro de Referência Estratégica Nacional e dos Programas Operacionais (QREN 2007 -2013) e respetiva negociação com os serviços da Comissão Europeia. Desempenhou ainda funções de assessoria técnica e capacitação institucional em Angola (Direção Nacional do Investimento Público, Ministério do Planeamento) e em São Tomé e Príncipe (Direção-Geral do Planeamento, Ministério da Economia). Foi Professor Convidado no ISCTE -IUL (entre 2005 e 2014), no mestrado Economia e Políticas Públicas, Professor Convidado na Universidade Lusófona de Tecnologias e Humanidades (entre 2001 e 2004), na licenciatura de Planeamento Regional e Urbano, e Assistente no Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (entre 1990 e 2001). Desempenhou funções de Adjunto do Presidente da Missão para a Reforma da Organização Territorial da Administração do Estado (2000 -2001). Foi Deputado à Assembleia da República (1984 -1985) e membro da Assembleia da Universidade de Lisboa e da Assembleia de Representantes da Faculdade de Letras (1996 -1999).
É autor individual ou em parceria de algumas dezenas de publicações (entre livros, capítulos de livros ou artigos), bem como de relatórios em projetos de investigação e estudos de planeamento.

Susana Corvelo
Subdiretora geral
Nota biográfica
Licenciada em Economia (1995) e mestre em Gestão e Estratégia Industrial (1998) pelo ISEG – Universidade Técnica de Lisboa. Frequentou o Doutoramento em Estudos Urbanos, possuindo diploma em Estudos Urbanos Avançados pela FCSH-UNL / ISCTE- IUL (2013). Concluiu o Curso Avançado em Gestão Pública do Instituto Nacional de Administração (2011).
Foi Vice-Presidente do Conselho de Administração da ADENE- Agência para a Energia (2020-2022). Foi Chefe do Gabinete do Secretário de Estado da Energia (2018-2019) e Adjunta do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas (2016-2018), corresponsável pela coordenação e elaboração anual do Programa Nacional de Reformas e das Grandes Opções do Plano e representante nas atividades desenvolvidas junto da Comissão Europeia no âmbito do Semestre Europeu, junto da OCDE e ONU. Foi Diretora do Departamento de Inovação e Setores Estratégicos na Direção Municipal de Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa (2012-2016). Foi Subdiretora do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social responsável pelas áreas de Estudos e Políticas de Emprego e de Produção de Estatísticas de Emprego e Formação (2010-2012). Foi membro do Conselho Superior de Estatística e dos Grupos de Trabalho de Estatísticas do Mercado de Trabalho e da Educação e Formação do INE. Foi representante de Portugal no Comité de Emprego e nos Comités Consultivo e Técnico para a Livre Circulação de Trabalhadores da U.E.
Foi, entre 2007 e 2010, Chefe do Gabinete do Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional e do Secretário de Estado Adjunto, da Indústria e do Desenvolvimento. É Técnica Superior do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e foi Técnica Superior do Instituto para a Inovação na Formação (1996-2004).
Foi membro da Direção da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Economia e Gestão/UTL (1992 e 1993) e membro da Mesa da Assembleia de Representantes do ISEG/UTL (1992-1994).
É co-autora de diversas publicações (capítulos de livros, papers e artigos) bem como de alguns estudos na área da prospetiva.