O PLANAPP acaba de divulgar o Relatório do Comércio Inter-regional em Portugal, que disponibiliza informação inédita sobre as trocas comerciais entre as regiões portuguesas. Nele fica evidente a importância do comércio inter-regional que equivale, em dimensão, ao comércio realizado entre Portugal e outros países.
Este relatório resulta de um modelo que simula, à escala regional, os impactos económicos desencadeados por choques ou investimentos públicos. O PReMMIA (Portuguese Regions Model for Multi Impact Analysis), baseado em modelos multiregionais input-output, foi desenvolvido pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e pelo Centro de Investigação em Economia e Gestão (CeBER), no âmbito de uma parceria com o PLANAPP. Esta ferramenta, inexistente até agora em Portugal, ficará ao dispor da Administração Pública em janeiro de 2024.
Foi a partir deste modelo que se extraiu um retrato sobre a estrutura económica das sete regiões (NUTS 2) e das interdependências existentes, com informação quantitativa detalhada a nível regional sobre trocas comerciais, abarcando uma enorme variedade de produtos (431 relativos a 125 ramos de atividade).
Para cada região foi elaborada uma ficha que apresenta uma caracterização sintética da base económica e dos produtos mais importados e exportados ao nível do comércio inter-regional.
Para mais informações sobre o projeto e parceria desenvolvidos com a FEUC leia aqui.